quinta-feira, 31 de março de 2011

Pergunta 32 do Censo 2011 - Recibos Verdes

Na pergunta 32 sobre "qual o modo como exerce a profissão indicada", o questionário do Censo 2011 explica que deve ser assinalada a opção "trabalhador por conta de outrem" caso a pessoa "trabalhe a recibos verdes mas tem um local de trabalho fixo dentro de uma empresa, subordinação hierárquica efectiva, e um horário de trabalho".

Solicitada a alteração da questão por vários movimentos sociais e pessoas a título individual junto da Provedoria de Justiça e do Tribunal Administrativo de Lisboa.

Segundo o INE, os inquéritos dos censos de 2011 obedecem a recomendações internacionais e seguem aquilo que foi feito em censos anteriores.

Estatísticas sobre Finanças Públicas

O Ministério das Finanças vai divulgar, a partir de 30.03.2011, a informação estatística actualizada de todos os impostos cobrados. Passam a estar também online os históricos de pelo menos cinco anos de liquidação e cobrança de cada um dos seguintes impostos: IRS, IRC, IVA, IMT e IMI, Imposto de Selo, IUC, ISV, ISP, IT e IABA, cobrados através da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) e da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC).

Os dados estarão disponíveis nestes sites:

domingo, 27 de março de 2011

Exercícios de Estatística – Com Recurso ao SPSS


António Carrizo Moreira, Pedro Macedo, Maria da Conceição Lopes Costa, Victor Moutinho (2011). Exercícios de Estatística – Com Recurso ao SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.

Testes de Hipóteses com o SPSS


Raul M. S. Laureano (2011). Testes de Hipóteses com o SPSS – O Meu Manual de Consulta Rápida. Lisboa: Edições Sílabo.

«Para descobrir como as técnicas de estatística inferencial e descritiva podem ser realizadas facilmente com recurso a um programa informático, este livro irá conduzi-lo, através dos menus do IBM SPSS Statistics (versão 19 ou anterior), à obtenção de informação relevante para apoio à decisão.»

EUROBAROMETER - THE FUTURE OF TRANSPORT

EUROBAROMETER - THE FUTURE OF TRANSPORT

http://ec.europa.eu/public_opinion/flash/fl_312_en.pdf



«The vast majority of Europeans is wiling to compromise on the price and the features of their car in order to reduce harmful emissions, a new Eurobarometer survey has revealed. The survey, conducted in all 27 European Union Member States showed for example about two-thirds (75%) of EU car users said it was likely they would compromise on a car's speed in order to reduce emissions. In addition the majority of car drivers (53%) agreed with existing car charges being replaced by new charging schemes based on the actual use of their vehicle. While most users chose a car because of its convenience, nearly three quarters of EU citizens (71%) said they would consider using public transport more frequently if it would be possible to buy a single ticket covering all possible transport modes.»

sexta-feira, 25 de março de 2011

Hemeroteca Digital (C. M. Lisboa)




«A Hemeroteca Digital, sítio da Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML), tem por objectivo a construção duma biblioteca digital de jornais e revistas caídos em domínio público. Com este projecto pretende-se criar um sítio de referência para a consulta em linha e difusão pública do universo fascinante da imprensa periódica portuguesa.
Disponibilizamos, assim, através da Internet, em formato HTML e PDF, diversos títulos de publicações periódicas, com destaque para as colecções digitais de periódicos do fundo local e histórico, completadas com fichas históricas de apresentação dos jornais e revistas, raridades bibliográficas relacionadas com a imprensa escrita, e bibliografia de referência para o estudo e consulta do acervo bibliográfico da HML.
Disponibilizamos ainda outros recursos informativos, resultantes da actividade cultural e científica da biblioteca, bem como o acesso a serviços electrónicos, que simplificam muito o contacto do utilizador com a HML.»